quarta-feira, 25 de abril de 2012

Sistemas Operacionais


 Desde o surgimento dos primeiros computadores eletrônicos, ainda utilizando válvulas em lugar de transitórios ou circuitos integrados, diversas soluções foram desenvolvidas com o objetivo de aumentar a capacidade de processamento e, ao mesmo tempo, facilitar e ampliar o uso dos computadores. O primeiro computador digital totalmente eletrônico (ENIAC) não possuía um sistema operacional. Além disso, toda a programação era efetuada por meio de conexões elétricas e interruptores, o que tornava o processo bastante trabalhoso. O propósito dele era efetuar cálculos de trajetórias basílicas para o governo americano, numa aplicação exclusivamente militar, mas que seria um importante impulso para novos projetos.


O Edvac (Eletronic Discret Variable Automatic Computer), lançado em 1947, foi o primeiro equipamento a utilizar o conceito de programa armazenado como números numa memória eletrônica, adotando as ideias de John Von Neumann.



No final da década de 50, surgia a Fortran (Formula Translator). Uma linguagem de programação desenvolvida especialmente para uso científico por John Backus e sua equipe na IBM (Computer Society, 1996).
Alguns anos depois, em 1960, a IBM lançava uma linguagem de programação para uso em empresas: COBOL (Common Business Oriented Language), uma das linguagens de programação mais usadas comercialmente na história.


À medida que novos avanços foram sendo obtidos, procurando facilitar a leitura de dados e programas e a impressão de informações, as linguagens de programação passaram a ter que lidar com essas novas interfaces.
Os sistemas operacionais surgiram para organizar e facilitar a interação dos programas com tape, drivers, leitoras de cartão e impressoras, dentre outras coisas. Para isso, os sistemas operacionais servem como ma camada intermediária entre os programas e a máquina, organizando como os dados são lidos e as informações impressas.
Existe uma enorme quantidade de sistemas operacionais adequados para cada tipo de sistema de computação encontrado, desde aqueles de menor porte até sistemas de grande porte. Alguns deles são:
- Windows (Microsoft): família de sistemas operacionais (o primeiro lançado em 1985) usada em palmtops (Windows CE), computadores pessoais (Windows XP) e computadores em rede (Windows 2000, Windows Server 2003);
- MacOs (Apple): sistema operacional para computadores pessoais Macintosh e Imac;
- Uníx: sistema operacional criado no início da década de 70, por Ken Thompson, Dennis Ritchie e Douglas Malbroy para o Bel Bals. Ainda é muito usado, tanto na sua forma original (Software Open Source mantido por The Open Group) como em um dos sistemas operacionais derivados dele: BSD, Free BSD, AtheOS, Syllable, Solaris (Sun), /OS (IBM) e Linux;
- Linux: principal sistema operacional derivado do Uníx. É gratuito e Open Source. Atualmente é muito utilizado em computadores de rede e está começando a ser bastante utilizado em computadores pessoais;
- Open VMS (HP): sistema operacional utilizado em minicomputadores e mainframes;
- PalmOS (palm) e COS (computação embutida).









_________________________________________________________________________________
' REFERÊNCIA:
   Côrtes, Pedro Luiz
     Sistemas Operacionais: Fundamentos / Pedro Luiz Côrtes. – São Paulo: Érica 2003.

Um comentário:

  1. Muito massa, ajuda muito quem está em ICC(Introdução a Ciência da Computação)!

    ResponderExcluir